17 de novembro de 2011

Whoa, Leibovitz!

"Isso é a câmera da atualidade [pega um iPhone no bolso]. (...) É um lápis, uma caneta, um bloco de anotações - é a carteira com as fotos da família."
Arte de 'What The Duck' (http://migre.me/6aOgi)

Essa é a resposta de Annie Leibovitz para a clássica pergunta 'qual câmera você recomenda?', durante entrevista para a NBC. Ela defende a multifuncionalidade e a praticidade do aparelho - apesar de reconhecer que ainda está aprendendo a utilizá-lo - enquanto tira um retrato do âncora, Brian Willians.

Aliás, ela parece bem adaptada à nova versão do iOS 5 (novo sistema operacional da Apple para iPhone, iPad e iPod Touch), que permite abrir o aplicativo da câmera em 02 toques e usar os botões de volume para um disparo imediato.

Mesmo sendo uma resposta previsível para a maioria dos fotógrafos atuais, ainda é impactante quando dita por Annie Leibovitz, não? Propaganda grátis para o iPhone 4S!

Visit msnbc.com for breaking news, world news, and news about the economy

5 de novembro de 2011

Fome de mercado

É oficial: a Canon resolve entrar para o mercado cinematográfico!

A prova disso é a nova câmera conceito, a C300. Uma câmera digital de reflexo único (DSLR) adaptada com plug para fones de ouvido, HDMI, HD-SDI, navegação por 'time code', filtros de densidade neutra (ND) no corpo da câmera, além de um sensor CMOS Super 35mm para gravação em 4K (sites especializados informam que a resolução real da câmera é de 3840 x 2160 pixels).

Durante a primeira exibição ao público do novo modelo, Martin Scorsese disse: "Essas... ferramentas que a Canon tem criado permitem uma relação muito mais próxima e intimista entre os diretores e o mundo que estão registrando, como nunca aconteceu".

Outro grande avanço é o espaço para uso simultâneo de dois cartões de memória Compact Flash - seja para dar continuidade, em caso de falta de espaço, sem interromper a gravação ou para criar uma cópia de segurança em tempo real, o usuário é quem decide.

As previsões são de que o corpo da C300 passe a ser comercializado até março do próximo ano, pela possível bagatela de U$20.000.

Abaixo, um vídeo dos bastidores do filme Möbius. Nele há depoimentos sobre o filme e, o mais importante, relatos sobre o uso dessa câmera em set!






27 de outubro de 2011

Rede Globo fora do Pan

Além da exclusividade na transmissão dos jogos Pan-Americanos de Guadalajara, a Rede Record  comprou também os direitos para a transmissão do Pan em 2015 e 2019.

Aparentemente a Rede Globo não foi convidada para participar da concorrência feita pela Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa).

A nota é da coluna de Lauro Jardim, do Radar On-line.

7 Billion affect you?

Partindo dos dados de que a população dobrou nos últimos 43 anos e que continuará crescendo até, pelo menos, a metade do século XXI, a organização das Nações Unidas surgiu com uma pergunta: "How does the world's population reaching 7 BILLION affect you?" (Como a população mundial atingindo os 7 bilhões pode afetá-lo?).

Com uma calculadora virtual, o hotsite 7 Billion and me foi lançado nessa semana para dar a dimensão da coisa. Ele consegue informar 'quantas pessoas já nasceram antes de você', 'quantas viviam quando você chegou' e 'quantos vieram depois de você'.

Os resultados são bastante detalhados sobre o crescimento na sua cidade, continentes, áreas rurais e urbanas e até sobre o número de jovens e idosos, sempre com o seu nascimento como divisor de águas [antes de/depois de].

Bateu a curiosidade, né?
:)
Página principal
Estatísticas do dia do meu nascimento
Estatísticas Brasília
Estatísticas desde o surgimento da humanidade
Estatísticas da atualidade

26 de outubro de 2011

Força enlatada

O trabalho de encaixotar vários brutamontes do Rugby numa caixa reforçada de vidro é do fotógrafo John Ross, para a agência inglesa Rosie Lee. Uma forma diferente de fazer fotografia esportiva e registrar a força dos atletas fora de campo.






Oportuno, com a Copa do Mundo de Rugby nesse ano, não?
Para ver mais fotos do ensaio, é só conferir a matéria da Revista Zupi.

24 de outubro de 2011

Momento do epifania alheia (2)

‎"Isso é o que importa, o amor. Não só o amor carnal, mas o amor simplesmente." 
(Henry Cartier-Bresson, sobre a fotografia e sobre a vida)

Momento do própria epifania


Intensidades que nem a fotografia é capaz de conter.

12 de agosto de 2011

Orgulho candango

‎"Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra" (José Silva Guerra - 22/4/59).
Essa mensagem é prova atemporal da esperança aqui depositada por uma nação e da cumplicidade intimista com essa cidade nascida sem acaso. Cumplicidade essa que vem desde os candangos - brasilienses por escolha - mas que espalha frutos nos filhos dessa Capital.

Esse meu saudosismo veio com a notícia de mensagens encontradas no Congresso Nacional, sobre a Câmara dos Deputados (veja a galeria de imagens do Correio Braziliense), deixada por operários que ergueram o lugar. Elas completaram 01 ano no dia em que a cidade completava 01 dia de vida. Como não ter um sentimento de fé com um trem desse?!?

Brasília, sua linda! ♥

10 de agosto de 2011

Referência

Navegando pela web, encontrei um blog com ótimas dicas e referências de luz em fotos da Annie Leibovitz - as peças de divulgação para a Disney, por exemplo. Fica a dica.

12 de junho de 2011

Momento da epifania alheia

"Descobrimos que um dos elos mais fortes entre nós eram perguntas relativas ao aspecto moral do que fazemos: quando é que você aperta o botão do obturador e quando você deixa de ser fotógrafo? Descobrimos que a câmera nunca foi um filtro que nos protegia do pior que testemunhávamos e fotografávamos. Pelo contrário: parece que as imagens ficaram impressas não só em nossos filmes, mas também em nossas mentes."

(Greg Marinovich, "O Clube do Bangue Bangue - Instantâneos de uma Guerra Oculta")

24 de março de 2011

Contos e contagens

Contar o tempo contido de uma semana;
Contar os dias para o sonhado embarque ao Rio;
Contar os fragmentos de tempo clicados do último ano;
Contar as atualizações para um notebook recém formatado;
Contar as páginas para o fim de um livro 'quase lido';
Contar com os dedos os tempos do som de Norah;
Contar as minhas saudades ao vento;
Contar outras vidas na minha história...

Contar o que desejo para dias azuis.